Tudo Sobre Mailing

mailing

O que é Mailing?

Lista de Contatos

Mailing é uma lista de informações de contatos com registros de pessoas e/ou empresas, para ações de relacionamento, prospecção e marketing.

Inicialmente era chamado de mailing pois era muito utilizado em ações de mala direta postal através de endereços para “Mail” – em português “Correio”, mas pouco usado para este fim ultimamente, já que estamos bem avançados na era digital.

Também podemos usar outros termos como: listagem, lista, dados, base, leads, entre outros.

Mailing Compilado

O mailing é compilado quando selecionamos filtros para subtrair uma lista de contatos segmentado através de outro mailing mais completo ou através de uma base de dados maior. 

Como Utilizar o seu Mailing

Conheça a mais variadas maneiras de utilizar o seu mailing.

As dicas a seguir são essenciais para que você usufrua de diversas possibilidades, através de uma base de dados atualizada e segmentada do seu público alvo potencial. 

Mailing para Telemarketing

O telemarketing ainda funciona? Claro que sim!

Afinal, o contato pessoal ainda é a melhor opção de prospecção e relacionamento direto.

Porém, hoje em dia, é difícil encontrar alguém com tempo disponível ou desocupada para nos atender e conversar sobre uma possível parceria cliente x fornecedor.

Na maioria das vezes, precisamos ligar 3-4 vezes para encontrar o nosso contato, pois, na maioria das vezes, está quase sempre sem tempo ou ocupado.

Por isso, este tipo de prospecção leva mais tempo, demanda um trabalho muito maior e você ainda tem que ter muita paciência para se manter motivado.

Por outro lado, quando localizamos o contato e conseguimos conversar com este, os resultados são supreendentementes mais rápidos e fáceis de serem obtidos comparados a uma abordagem impessoal.

E-mailing

O E-mail marketing é um aliado do seu marketing direto. Utiliza-se o e-mail marketing para gerar tráfego ao seu site e/ou para divulgar produtos com vendas diretas pela internet.

Deste modo, imagens de produtos são amplamente utilizadas, assim como chamadas de ofertas de interesse do contato do seu mailing.

Mas, não para por aí. É possível enviar artigos, newsletters, lembretes e mensagens de aniversário através do e-mail marketing.

Uma outra opção para utilizar o e-mail marketing de forma eficiente com seu mailing, é para divulgação de eventos, feiras e cursos.

Desta forma, caso há uma data limite para inscrição e pouco tempo para divulgar, o e-mail marketing faz a diferença.

Antes de tudo, não se esqueça de confirmar a reputação dos IPs de envio do seu servidor e a qualidade dos seus e-mails. Além disso, não se deve ter mais de 5% de e-mails inválidos em sua lista para não prejudicar a sua campanha.

Se preciso, faça uma validação dos seus e-mails antes de iniciar a sua campanha de e-mail marketing.

Automação de E-mails

Gere leads de forma rápida com automação e sequência de e-mails. Esta modalidade é indicada apenas para contatos B2B com e-mails corporativos válidos.

Se você possui centenas ou milhares de contatos e precisa enviar e-mails para todos eles de forma personalizada, saiba que não precisa mais perder seu tempo escrevendo ou copiando/colando e-mails individualmente e nem confirmado os recebimentos dos mesmos.

Para isto, existem diversas ferramentas de automação de e-mails.

Através de um mailing ultra segmentado e com diversas informações, conseguimos personalizar os seus e-mails para cada um de seus contatos. Inclusive, customizar a sua assinatura para cada e-mail enviado.

Você poderá personalizar palavras, produtos, chamadas, frases e tudo o que mais desejar.

Da mesma forma, você pode variar os e-mails e remetentes para dividir os esforços de vendas entre os membros da sua equipe comercial.

Neste formato de prospecção, o seu trabalho é apenas atender, agendar reuniões e vender.

Geração de Leads

Agora imagine, você recebendo mais de 50 e-mails de leads potenciais com uma sequência que parece mágica em sua caixa de e-mails? Em apenas uma hora? Ótimo, não?! Nós testamos e aprovamos!

Neste metódo, você irá receber e-mails de contatos interessados em conhecer a sua empresa através de uma call, apresentação ou reunião presencial.

Por outro lado, também pode haver retorno de muitos contatos “sem interesse no momento“.


De tal forma, eu aconselho até criar uma regra na sua caixa de e-mail, para filtrar casos semelhantes, pois, num futuro próximo pode ser um melhor momento para retomar o contato.

Ah, mas você deve se perguntar: eu preciso confirmar o recebimento dos meus e-mails para todos os contatos? A resposta é não!

Na sequência de e-mails, você programa para que o sistema identifique os e-mails não lidos e envie um modelo de confirmação simples, como, por exemplo :

“Olá [NOME], gostaria de confirmar o recebimento do e-mail enviado….referente a apresentação do produto : [NOME_DO_PRODUTO]…”.

Adicionalmente, podemos pontuar os contatos por meio de cada leitura, cliques e acessos ao seu site através de um pixel de rastreamento.

Como resultado, este processo permite que você identifique quais são os leads mais quentes, os famosos hot leads.

Remarketing ou Retargeting

O retargeting, também conhecido como remarketing, é utilizado para divulgar anúncios (ads) em redes sociais através de listas de contatos ou mailings segmentados.

Diversas plataformas possuem esta opção para direcionar anúncios ao seu público de clientes e parceiros.

Por exemplo, no linkedin, esta opção é chamada de matched audiences, sendo feita através da importação do e-mail ou domínio dos contatos que deseja direcionar o seu anúncio.

Da mesma forma, o facebook ads possui uma ferramenta chamada de públicos personalizados, com mais opções para cruzamento dos dados.

Consequentemente, você pode inserir mais dados e variavéis como: telefone, celular, e-mail, nome, cidade e data de nascimento, para identificar o seu lead.

Todavia, aconselho você utilizar o linkedin para anúncios B2B (corporativo) e o facebook ads para anúncios B2C (consumidores) ou branding (reconhecimento da marca).

Por certo, esta nova modalidade de anunciar é fantástica! Imagine, segmentar o seu mailing com diretores de empresas potenciais com alto poder de decisão. Mas, em contrapartida com poucas chances de contatá-los diretamente por canais tradicionais.

Enfim, é através do retargeting que o seus anúncios e o seu negócio irão aparecer para o seu público-alvo potencial, nas redes sociais, todos os dias, até causar certa curiosidade em clicar e conhecer a sua empresa!

CRM - Funil de Vendas

Primeiramente, se você possui um sistema de CRM, importe o seu mailing diretamente a sua base contatos.
Logo após, crie um novo funil de vendas, para sua equipe comercial trabalhar de forma ativa na prospecção.

Em seguida, divida ou identifique seus contatos com filtros de segmentos, perfis, setores, portes e regiões.

No gerenciamento do CRM e durante a atualização do funil de vendas, crie novos negócios e ative novas contas conforme o andamento da prospecção.

A princípio, envie e-mails ou faça contatos por telefone diretamente com sua base de prospecção no funil.

Utilize todos os recursos disponíveis do seu sistema de CRM para automatizar os processos e qualificar potenciais clientes que vieram do seu mailing.

Enfim, somente através de um mailing qualificado, atualizado e segmentado, você terá tantas opções para criar e personalizar os leads dentro do seu sistema de CRM.

conclusão

Estas são apenas algumas das formas de utilizar o seu mailing list. 
Aproveite todos os recursos que os dados podem trazer para sua equipe de vendas e de marketing.

Glossário do Mailing

Mailing Qualificado

Mailing Qualificado é uma lista de pessoas ou empresas que tenham interesse ou propensão para comprar o seu produto ou serviço. Um mailing qualificado é praticamente uma lista de Leads.

A qualificação de um mailing envolve entender qual é o perfil do seu cliente ou público alvo e criar uma lista com base em características e classificações que sejam parecidas com esse perfil.

Podemos, por exemplo: r
ealizar um enriquecimento da sua base de clientes, usar os dados do  mailing enriquecido e construir uma segmentação/agrupamento para clonagem dos dados.

A qualificação do mailing pode ser realizada de diversas formas e seguir várias etapas.
Tudo depende da complexidade ou facilidade de entender o segmento de atuação e o público alvo do seu negócio com a máxima precisão, onde a qualidade é melhor que a quantidade de contatos.

Mailing de Cliente

O seu mailing pode ser separado em alguns grupos. Geralmente temos mailing de prospects, leads, clientes ou relacionamento – que pode ser composto por fornecedores, membros da comunidade, participantes de eventos ou campanhas.

Quando o mailing contém nome, e-mail e outras informações sobre prospects qualificados, costumamos dizer que temos uma lista de leads. Já quando as informações são de seus próprios clientes, o que temos é nada mais do que uma lista de clientes que usamos para alguma finalidade.

Um mailing de leads pode ser usado para entrar em contato por meio de telefones, e-mails, Whatasapp, SMS ou mesmo contato via mala direta postal. Esse contato pode ter por finalidade atrair o lead para uma venda ou apenas comunicar informações relevantes sobre a sua empresa.

Já o mailing de clientes pode permitir diversos use cases, por exemplo:

  • Envio de mensagens de aniversário.
  • Comunicação de lançamentos e novidades.
  • Realização de promoções de vendas.
  • Venda cruzada ou cross-selling.
  • Upgrade de Planos.
  • Comunicado para atualização de informações.
  • Follow-up de venndas.

A sua lista de clientes é um ativo valioso para a sua empresa, por isso, deve ser mantida sempre com dados atualizados e higienizados.

Comprar Mailing

Quando empresas precisam prospectar novos clientes, mas não têm um processo estruturado de captura de leads e outros dados, ou ainda quando o perfil delas exige que façam prospecção ativa, pode ser necessário realizar a compra de mailing.

Existem diversas empresas que comercializam bases segmentadas com foco em ajudar empresas a vender mais, como a plataforma omailing.com.br, por exemplo.

A compra de mailing é um processo delicado e precisa ser realizada por meio de um entendimento prévio de quem é o público alvo da sua empresa.

Esse entendimento exige saber qual é o tipo de pessoa ou empresa que compraria o produto ou serviço com base em características como localização, necessidade/aderência ao produto ou serviço, renda presumida/faturamento, score de crédito , entre outros.

Mailing Segmentado

Segmentar significa dividir algo em partes, segmentos ou camadas. Um mailing segmentado é um conjunto de dados que contêm agrupamentos ou clusters separando as pessoas ou empresas por características e perfis comuns.

Você pode segmentar um mailing de pessoas físicas através da idade, sexo, região, cargo ou profissão, renda média, escolaridade, classe social e outros atributos.

Pode também segmentar um mailing de pessoas jurídicas ou empresas separado por região, porte, setor de atuação, ramo de atividade, quantidade de funcionários e assim por diante.

 

Além disso, pode ainda ter um mailing de pessoas ou empresas que têm maior propensão de comprar o seu produto ou serviço. Por exemplo, um mailing de pessoas da cidade de São Paul/SP que curtem viagens, artigos de luxo, eventos e cursos específicos.

 

O importante é levar em consideração que segmentar uma base de dados ou mailing, envolve agrupar pessoas ou empresas por características ou comportamentos similares.

Enriquecimento De Mailing

Existem situações em que você tem uma lista de clientes com informações insuficientes para realizar ações/campanhas ou tomar alguma decisão. Quando isso ocorre, é indicado que seja realizado um enriquecimento cadastral do dados do seu mailing.

O enriquecimento é um processo que utiliza uma chave de entrada, como CPF, e-mail ou telefone, e que devolve outros dados faltantes, como nome, endereço, CPF, e-mails, telefones de contato, pessoas relacionadas, participações societárias, etc.

A finalidade do enriquecimento do mailing é munir a sua empresa de informações  completas para realizar ações de cobrança, venda, pesquisa, relacionamento ou segmentação de lista.

Higienização de Mailing

Existem outras situações nas quais você tem um mailing com diversos dados, mas que ainda assim não são dados atualizados, limpos e assertivos. 

 

Por exemplo, você tem uma lista com telefones e e-mails que já não são mais válidos.
Nesse caso, o que você precisa é de uma higienização de mailing.

Além dos processos de enriquecimento e higienização de mailing, temos ainda o processo de tratamento tratamento de dados de mailing.

 

Pode ser possível que você tenha uma lista com muitos dados desatualizados, incorretos, duplicados ou inconsistentes – caso em que apenas uma higienização não adianta muito.

 

Nesse momento é importante considerar também a atualização dos dados do seu mailing.
A fase de tratamento e atualização dos dados pode incluir algumas etapas que cobrem:

 

  • De-duplicação das informações como CPF/CNPJ, telefones, e-mails, celulares.
  • Correção de nomes, e-mails,  endereços e telefones incorretos ( DDD e Prefixos )
  • Correção e atualização de CEPs .

 

 

 

 

Cadastre-se Agora e Teste sem Compromisso

R$ 10,00 de bônus no Cadastro